Ministra Rosa Maria Weber é escolhida para o STF

Rosa Maria substituirá Ellen Gracie, que deixou o cargo em agosto para se aposentar. Antes da nomeação ela terá de passar por sabatina no Senado.

Nascida em Porto Alegre, Rosa Maria tem 63 anos e deve ficar no Supremo por sete anos. Os outros dez ministros do STF são: Cezar Peluso (presidente), Ayres Britto (vice-presidente), Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luiz Fux.

"Para nós, juízes do Trabalho é uma grande honra e felicidade saber que a nossa associada em breve será uma das integrantes do Supremo Tribunal Federal. É um reconhecimento à capacidade intelectual da ministra, idoneidade e experiência", comemorou o presidente da AMATRA IV, Marcos Fagundes Salomão.

Currículo — Bacharel em Direito pela Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Rosa é ministra do TST desde 2006. Ela ingressou na magistratura trabalhista em 1976 como juíza substituta no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 41 Região. Promovida a juíza-presidente em 1981, a gaúcha exerceu o cargo sucessivamente nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Ijuí, Santa Maria, Vacaria, Lajeado, Canoas e Porto Alegre.

Em 1991, chegou ao cargo de juíza do TRT, tribunal que presidiu no biênio 2001-2003, após ter sido corregedora regional. Também foi professora da Faculdade de Direito da PUCRS no curso de graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1989 e 1990.

Facebook

Rua Rafael Saadi, 127 | Bairro Menino Deus | Porto Alegre, RS | CEP: | Tel/Fax: (51) 3231-5759