Atuais

Comissão Científica do 17º Conamat reúne-se na Anamatra

A Comissão Científica do 17º Congresso Nacional dos Magistrados do Trabalho (Conamat), evento que acontecerá em Gramado em 2014, reuniu-se na tarde desta quinta-feira (27/6) na sede da Anamatra, em Brasília. Na reunião foram discutidas possibilidades de temas e subtemas para o evento, bem como potenciais conferencistas.

Leia mais:Comissão Científica do 17º Conamat reúne-se na Anamatra

Representantes do Uruguai realizaram as palestras da manhã de 21/6

Duas palestras sobre o assunto O Tempo e o Processo abriram as atividades científicas do segundo dia do XXIII Encontro dos Juízes do Trabalho do Rio Grande do Sul. O painel ocorreu na manhã de 21/6 e reuniu a Ministra do Tribunal de Apelações do Trabalho do Uruguai, Rosina Rossi Albert, e a Juíza do Trabalho Ana Gabriela Rivas. A coordenação do painel foi feita pela Secretária Cultural da AMATRA IV, juíza Julieta Pinheiro Neta.

Ao se pronunciar, Rosina Rossi destacou que o tempo no processo não é uma expressão fria e sim um elemento extremamente adequado às necessidades do Direito. "Não podemos pensar somente na celeridade do processo, pois apreciamos o todo em conjunto, em conciliação com o restante dos princípios", referiu. Para a ministra, buscar um equilíbrio entre o tempo adequado de tramitação do processo e a efetivação de direitos é um dos desafios impostos à magistratura na atualidade.

Leia mais:Representantes do Uruguai realizaram as palestras da manhã de 21/6

Profissionais da comunicação foram os primeiros painelistas do encontro de Rivera


A conferência inaugural do XXIII Encontro dos Juízes do Trabalho do Rio Grande do Sul, realizada na noite de 20/6, ficou a cargo do escritor e publicitário Luiz Coronel e do jornalista Tulio Milman. A atividade contou com a coordenação do vice-presidente da AMATRA IV, Rubens Clamer dos Santos Júnior.

Em seu tradicional estilo poético, Coronel abordou aspectos do tempo e seus desafios, salientando que "o que derruba muralhas não são os séculos, são os trovões", bem como avaliou o momento histórico atual. Neste sentido, mencionou fatos da experiência humana na passagem do tempo e seus ciclos históricos, dentro de uma visão crítica ante a mutabilidade dos valores sobre os quais a sociedade pauta seu roteiro. "Como poeta, acredito que os mísseis viram sucata, mas os passarinhos não", ressaltou.

Leia mais:Profissionais da comunicação foram os primeiros painelistas do encontro de Rivera

Facebook

Rua Rafael Saadi, 127 | Bairro Menino Deus | Porto Alegre, RS | CEP: | Tel/Fax: (51) 3231-5759