Mídia

A relevância da Justiça do Trabalho num país de enormes desigualdades sociais

Será que as pessoas que falam que a Justiça do Trabalho é desimportante realmente conhecem a realidade do mercado de trabalho? Por exemplo, sabem que o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado com maior índice de trabalho infantil do Brasil - só perdendo para o Piauí e Sergipe? Esses e outros questionamentos são feitos pela diretora de divulgação da AMATRA IV, juíza Gabriela Lacerda, no 4º vídeo da campanha da entidade pela Valorização da Justiça do Trabalho.

A Justiça do Trabalho é recordista em conciliações

No terceiro vídeo da campanha da AMATRA IV pela Valorização da Justiça do Trabalho, a vice-presidente da entidade, juíza Carolina Gralha, fala sobre a conciliação - medida rápida e eficaz para a solução do conflito trabalhista. No primeiro semestre de 2016, 83% dos processos foram assim solucionados. Esse índice faz a Justiça do Trabalho ser recordista em conciliações, se comparada aos outros ramos do Poder Judiciário.

AMATRA IV faz campanha pela valorização da Justiça do Trabalho

 

A AMATRA IV decidiu lembrar o 8 de dezembro, Dia da Justiça, com uma ação especial. Hoje, é lançada a Campanha pela Valorização da Justiça do Trabalho no Brasil, em que diretores da Associação abordam, em vídeos curtos, diversos aspectos da justiça trabalhista, bem como os tantos mitos que a cercam.

As características de atendimento aos anseios mais básicos da cidadania, concretização da paz social e garantia de regularidade do mercado de trabalho são alguns dos enfoques mencionados pelos juízes e juízas nos vídeos.

A primeira produção traz o secretário-geral da AMATRA IV, Tiago Mallmann Sulzbach, falando sobre procedências e improcedências nas ações trabalhistas. "Os números do Conselho Nacional de Justiça comprovam que apenas 2% dos processos trabalhistas são integralmente procedentes", explica o magistrado. Ou, de outra forma, em 98% dos processos, é simplesmente falsa a afirmação que "o trabalhador sempre ganha tudo".

Os próximos vídeos serão lançados nas redes sociais da AMATRA a cada dois dias. Neles serão destacados temas como a produtividade e efetividade, trabalho escravo e infantil, a importância da justiça especializada e os índices de conciliação.

 

 

 

Justiça e paz social

"Valorizar a Justiça do Trabalho é reconhecer a importância de um órgão de Estado que garanta a justiça e a paz social para todos aqueles que trabalham, sejam empreendedores, sejam empregados", afirma o presidente da AMATRA IV, Rodrigo Trindade. Confira o segundo vídeo da campanha da entidade pela Valorização da Justiça do Trabalho.


Rua Rafael Saadi, 127 | Bairro Menino Deus | Porto Alegre, RS | CEP: | Tel/Fax: (51) 3231-5759