Notícias

Associação manifesta pesar pela morte de Héctor-Hugo Barbagelata

A AMATRA IV registra sua tristeza pelo falecimento neste sábado, 12/4, do jurista uruguaio Héctor-Hugo Barbagelata, um dos mais importantes nomes vinculados ao Direito do Trabalho na América Latina.

A AMATRA IV registra sua tristeza pelo falecimento neste sábado, 12/4, do jurista uruguaio Héctor-Hugo Barbagelata, um dos mais importantes nomes vinculados ao Direito do Trabalho na América Latina. “Barbagelata era grande amigo dos juízes do trabalho brasileiros. Palestrou no Encontro Internacional da AMATRA IV, de 2006, e em diversos outros eventos da magistratura. Ele foi também excepcional professor no curso de pós-graduação que a Udelar, universidade uruguaia, promoveu na Escola Judicial do TRT4”, refere o diretor da Associação, juiz Rodrigo Trindade de Souza.

“O reconhecimento hemisférico do professor jamais afastou sua disposição para seguir debatendo com quem estivesse disposto. Recordo-me dele conversando sobre grandes temas do Direito do Trabalho com seus alunos, sem qualquer soberba ou autoridade imposta. E ouvia com sincera atenção todas as opiniões”, cita o magistrado. “Nosso professor sempre esforçou-se para fomentar debates profícuos: mesmo idoso, e com dificuldades de fala, não se furtava de estudar novos temas e apresentá-los nas aulas da Udelar. Criou ainda a editora (e uma fundação) em homenagem a sua falecida esposa – Electra, sempre destinatária de seus livros – e distribuía gratuitamente as publicações”, relembra.

Compartilhamento