Diálogo: AMATRA IV participa de reunião da diretoria da Agert
O presidente da AMATRA IV, Tiago Mallmann Sulzbach, foi convidado para participar de recente reunião da diretoria da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert).
O teletrabalho – modalidade em franca expansão nos mais diversos setores na pandemia – foi um dos temas abordados durante a sua palestra. Nesse sentido, Tiago destacou um ponto especial do teletrabalho: o controle de jornada, conforme as disposições contidas no inciso III do Artigo 62 da CLT. Mais polêmico, esse item, segundo o magistrado, requer atenção e também mecanismos de comprovação coerentemente ajustados entre empregados e empregadores.
O presidente da Associação discorreu ainda sobre a produtividade da Justiça do Trabalho desde o início da pandemia, citando a soma de R$ 1,35 bilhão paga aos reclamantes até agora, entre outros números de impacto. Afora essa abordagem, também esteve na pauta de sua palestra – que foi acompanhada por mais de 30 diretores da Agert – o papel da Especializada na pacificação dos conflitos que permeiam as relações entre empregados e empregadores. “O Direito do Trabalho é como o Direito do Consumidor, e ele existe para resolver essas questões de desigualdade, igualar essa relação que é desigual por natureza”, pontuou, relembrando as repercussões desse equilíbrio, e das garantias sociais de que ele trata, na própria economia do país.
Após a manifestação, foi aberto espaço para o esclarecimento de dúvidas dos participantes sobre várias questões ligadas ao mundo do trabalho. No término da atividade, realizada em 22/10, o presidente da Agert, Roberto Melão, fez um agradecimento pelo diálogo da AMATRA IV com os representantes das emissoras. O dirigente assinalou também o caráter inédito do encontro de um magistrado da Especializada com a diretoria da entidade.
Em breve, novas reuniões serão formatadas.