Notícias

Nota Pública

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região, pela sua Comissão da Mulher, manifesta seu mais profundo pesar e repúdio pelo crime de feminicídio que tirou a vida da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi.

Para além da ocorrência de um crime, que deverá ser objeto de julgamento, estamos diante de um fato que é expressão de violência contra a mulher cometida por homens como forma de exercício de poder e domínio, que, a par da manifestação de controle, subjuga a mulher na sua intimidade e na sua sexualidade.

É necessário que a sociedade compreenda essa forma de violência como uma consequência da discriminação decorrente da estrutura que impõe à mulher determinados papéis num sistema de hierarquia de gênero, retirando-lhe a plena liberdade de fazer suas escolhas na vida social, econômica, cultural, política e civil.

Neste contexto, a AMATRA IV manifesta sua solidariedade à família, às amigas e aos amigos da vítima, rogando que toda a sociedade se mobilize para o rompimento dessa estrutura e para a construção de uma igualdade transformativa que seja capaz de colocar a mulher num lugar de real liberdade e representatividade. Não é um fato isolado, não é uma tragédia individual, mas coletiva e assim deve ser tratada.

AMATRA IV
Comissão da Mulher

Compartilhamento