Notícias

Anamatra enaltece indicação da ministra Rosa Weber ao Supremo Tribunal Federal (STF)

A presidenta Dilma Rouseff anunciou, na noite de ontem (7/7), a indicação da ministra Rosa Weber, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para ocupar a vaga aberta pela aposentadoria da ministra Ellen Gracie no Supremo Tribunal Federal (STF)

A Anamatra divulgou, no dia 9 de setembro, moção de apoio (leia abaixo) à indicação da ministra Rosa Weber. No texto, a entidade ressaltou que as matérias trabalhistas estão cada vez mais presentes nas pautas do Supremo, em especial após a ampliação da competência da Justiça do Trabalho, atingindo cerca de 23% dos processos recebidos pela Corte.

Para o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, a escolha da ministra representa um ganho não apenas para o Direito do Trabalho, mas para a própria sociedade. “A ministra Rosa Weber desempenhará um importante papel de cooperação com o STF, no que tange a compreensão das causas sociais e a defesa consciente do Direito do Trabalho”, disse.

Dedicação à Justiça do Trabalho (*). A ministra Rosa Maria ingressou na magistratura trabalhista em 1976. Em 1981, foi promovida por merecimento ao cargo de juíza presidente, que exerceu sucessivamente nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Ijuí, Santa Maria, Vacaria, Lajeado, Canoas e Porto Alegre. Na capital gaúcha presidiu a 4ª Junta de Conciliação e Julgamento de 1983 a 1991.

Com diversas convocações para atuar na segunda instância desde 1986, foi promovida por merecimento em agosto de 1991 ao cargo de juíza togada do TRT da 4ª Região. Foi presidente daquele Regional no biênio 2001-2003, após ter sido vice-corregedora, na forma regimental, de março a dezembro de 1999, e corregedora regional, por eleição, no biênio 1999-2001. Em 2004, assumiu vaga no TST.

A ministra também se dedicou à vida associativa. Foi tesoureira (1979-1980) e vice-presidente (1986-1988) da Amatra 4 (RS). Na academia, foi professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, no curso de graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1989/90, nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Ministrou também aulas no Curso de Especialização em Direito do Trabalho, em convênio com a Amatra 4, mantido pela mesma Universidade, em 1990.
(*Com informações do TST)

Compartilhamento