NOTA PÚBLICA
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região – AMATRA IV – vem a público manifestar suas condolências à família de João Alberto Silveira de Freitas, um homem negro, de 40 anos, que foi assassinado às vésperas do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
O racismo estrutural precisa ser combatido e, nesse sentido, 2020 foi um ano marcado pelos debates antirracistas, o que evidencia que a ampla maioria da população brasileira anseia por mudança e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tal qual previsto na Constituição de 1988.
Para além das manifestações nas redes sociais, contudo, se faz necessária a ação no mundo concreto, a partir de práticas e reflexões cotidianas, que nos auxiliem a contribuir para a construção de um país que ofereça igualdade de oportunidades para toda a sua população.
Assim, e para que João Alberto Silveira Freitas não se torne apenas mais um nome a engrossar a longa fila de pessoas negras mortas por ação da violência racista, é que a AMATRA IV repudia a violência ocorrida e reafirma seu compromisso com a busca da efetivação do princípio da igualdade.
Porto Alegre, 20 de novembro de 2020.
Tiago Mallmann Sulzbach
Presidente