Notícias

Renda Cidadã e teto de gastos em debate

O presidente da AMATRA IV, Tiago Mallmann Sulzbach, participou do programa “Boca no Trombone” (Band TV).
A instituição do Renda Cidadã e os limites impostos ao governo federal pelo teto de gastos foram os temas em pauta na edição de 11/10.


As propostas feitas pelo Executivo no sentido de levantar o montante necessário para a implantação do programa social (entre elas, o uso da verba de precatórios ou a retirada de dinheiro da educação – via Fundeb) foram analisadas durante a atração.


“Estas duas hipóteses de financiamento desagradaram sobremaneira o Congresso e o mercado financeiro. Postergar o pagamento de precatórios significa postergar o pagamento de uma dívida e, portanto, para o mercado, é algo inaceitável sob o ponto de vista da responsabilidade fiscal”, ponderou o magistrado.


Em sua análise, o tema é potente e não traz respostas prontas. “Ele é relevante para a retomada econômica do país”. Conforme observou Tiago, talvez a saída para a implantação do Renda Cidadã seja buscar dentro das próprias limitações impostas pelo teto de gastos os recursos necessários ou então reformular a ideia de “teto”, de despesas do governo federal, nesse momento de retomada.


Assista o debate sobre o assunto que gera polêmica mas também é crucial para os rumos do país, visto que o fim do auxílio emergencial está cada vez mais próximo e terá amplo impacto na vida de milhões de brasileiros.


Confira em: https://youtu.be/J_w9Sz0oWQ

Compartilhamento